Estratégia de leitura: inferência.
Atribuir significados que extrapolem o texto lido.
Inferência de informações implícitas. Leitura de implícitos. Localização de informações explícitas
PR.EF35LP04. a.4.17 Inferir informações, com a mediação do professor, implícitas nos textos lidos, para que atribua significados que o extrapolem o texto lido.
PR.EF35LP05.a.4.18 Inferir, com a mediação do professor, o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto, de modo a aprimorar, progressivamente, essa capacidade de atribuir sentidos significativos fazendo o uso de conhecimentos prévios;
PR.EF15LP03. a.4.03 Localizar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora;
PR.EF35LP03. a.4.16 Identificar, com a mediação do professor, a ideia central do texto, demonstrando compreensão global, a fim de desenvolver a capacidade de realizar inferências, de localização e de seleção de informações relevantes;
PR.EF15LP11.a.5.11 Identificar características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a as situações de fala, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor, de forma a melhor interagir na vida social e escolar.
AMOP - Associação dos Municípios do Oeste do Paraná. Departamento de Educação. Proposta Pedagógica Curricular: Educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais. Cascavel: AMOP, 2019.
COMPONENTE CURRICULAR – CIÊNCIAS Referencial Curricular do Paraná em Foco 2021– Língua Portuguesa.