Secretaria de Educação

Educação Infantil

Direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

É inquestionável a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil. Ela está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança! A brincadeira é, portanto, uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento da criança, momento em que ela exercita todos os seus direitos e estabelece contato com os campos de experiência, como protagonista de seu desenvolvimento. Pensando na consciência planetária, criar seu próprio brinquedo é uma forma dos pais interagirem com seus filhos utilizando materiais não estruturados na construção de brinquedos, que podem ser carrinhos, instrumentos, jogos entre outros. “Construir seu próprio brinquedo é ir onde sua imaginação pode levar”

Cada um é do seu jeito (Construção da identidade)

Esta atividade visa auxiliar a criança a construir a imagem do próprio corpo, além de trabalhar a auto-estima e auto-imagem.

• Papel Kraft

• Canetinhas hidrocor

• Fita adesiva

• Tesoura

Como brincar

Você irá pedir para cada criança deitar sobre uma folha de papel e em seguida irá desenhar a silhueta dela. Escreva o nome da criança e entregue a ela. Peça que completem desenhando os olhos, o nariz, a boca, os cabelos, etc. Neste momento você pode incentivar a criança a observar o próprio corpo.

Caixinhas das sensações

A caixa das sensações visa trabalhar os sentidos das crianças, através das sensações que os objetos ali dentro colocados despertam nos pequenos.

Materiais necessários:

• Caixa de papelão (pode ser de tênis)

• Objetos variados como tampinhas, lixas, pedaços de pano ou algodão, botões, dentre outros.

Como Brincar:

A caixa deverá ter um furo em cima na forma de círculo, onde as crianças colocarão a mão e outra abertura onde o adulto colocará os objetos um por um, a fim de que as crianças, com a mão possam identificar o material.

Brincando de casinha

A brincadeira de casinha, por exemplo, é uma ótima oportunidade dos pais estabelecerem vínculos com as crianças, trazendo de forma lúdica situações em que possa existir uma troca de papéis: o pai pode ser filho , e o filho o pai. Além de boas risadas você poderá também perceber através das ações dos seus filhos como te enxergam como pai”.

Carrinho de mão

Enquanto a criança coloca as mãos no chão, com os braços estendidos, o adulto (ou outra criança) levanta suas pernas e empurra, como se fosse um carrinho de mão.

Morto-vivo

Coloque as crianças em uma fila. Uma delas (que precisa estar fora da fila) ou você mesmo, fica de frente. Quando disser “morto”, elas devem se abaixar. E quando for “vivo”, elas precisam estar de pé. O condutor deve ir alternando as palavras e a velocidade. Quem errar, está fora da brincadeira.

Estátua

O chefe designa qual será a estátua. Pode ser de cachorro, passarinho, gato, cobra… Então, quem está no comando escolhe a estátua mais bonita, mais feia ou mais engraçada. Pode-se também colocar uma música para tocar e quando o chefe aperta o stop, todos param! O chefe vai a cada jogador e os provoca. Quem se mexer, perde!

Sol e lua

A brincadeira ‘Sol e Lua’ pode ser realizada com crianças, é bem conhecida na Educação Infantil e trabalha os seguintes aspectos: atenção, agilidade e lateralidade vivenciando as noções de direita e esquerda. Em uma quadra ou área externa faça uma divisão reta no chão com a ajuda de um lápis colorido, de uma lado você desenha um sol e do outro uma lua. O adulto deve dar os comandos: “Sol, sol, lua, sol, lua, lua, sol” e a criança atende pulando de um lado e de outro da reta de acordo com os comandos.

Chocalhos diferentes

Com garrafas pequenas tipo Pet, você pode criar diferentes tipos chocalhos com elas. Você pode colocar dentro milho de pipoca, areia (você colorir a areia com corantes específicos), mistura de água com glitter, lantejoulas, estrelinhas e afins, feijão, arroz, e o que preferir. O efeito que esses chocalhos causam nos bebês a partir de 4 meses e nas crianças pequenas é encantador, as crianças se apaixonam! A partir dos 2 anos elas mesmas podem ajudar você na confecção dos chocalhos.

Caixas temáticas

A organização de CAIXAS TEMÁTICAS com objetos separados e agrupados por temas e qualidades sensoriais é um recurso que pode provocar nos bebês pesquisas e deflagrar situação de aprendizagem. É uma forma enriquecedora de desafiar os pequenos e observar os percursos das conquistas que vão se revelando.

Caixas temáticas para bebês

Como organizar essas caixas?

Definindo o foco. As caixas podem conter objetos para provocar mais intensamente um dos sentidos ou instigar pesquisas sensoriais mais amplas. Assim, a organização das caixas pode ser flexível e é possível reorganizá-las à medida que se observa os interesses e necessidades dos bebês.

Muitos focos para brincar e aprender:

• → Objetos instigantes para o TATO – temperatura, pressão, texturas para o tato fino e o tato grosseiro, vibração, tamanho (não menor que 5 cm) e diversidade de materiais.

• → Objetos Vibrantes para a AUDIÇÃO – repertório de músicas e canções e pequenos objetos sonoros que possam ser manipulados pela criança e pelo professor.

• → Objetos curiosos para a pesquisa com a VISÃO – cor, formato, luz, sombra, maleabilidade, em movimento, transparentes, opacos e reflexivos (espelhos). Lembrar que não é interessante sobrecarregar o campo de visão dos bebês porque eles podem ver tudo ao mesmo tempo e não focar em nada! Os bebês que permanecem deitados podem ser estimulados com objetos pendurados como móbiles. É possível amarrá-los em hastes, traves, cabides e varais, com barbantes e elásticos.

• → Objetos cativantes para o OLFATO – criar pequenos sachês de tule, morim ou crochê com ervas aromáticas: erva-doce, camomila, marcela, lavanda, canela, cravo, capim limão, cheiro de talco, cheiros de frutas etc.. Também é interessante separar alguns dos materiais da hora da troca para produzirem uma boa conversa durante a higiene: você está sentindo o cheiro do creme? E a fralda, tem perfume? Vamos sentir?Objetos de casa, pano da naninha e roupa da mamãe também têm cheiros e os bebês reconhecem. Observação: os incensos podem ter componentes prejudiciais na fumaça. Evitar o uso.

• → MOVIMENTO – as ações motoras das crianças vão acontecer à medida em que trabalhamos os sentidos com os objetos das caixas:

• colocar os bebês no chão.

• deixar os objetos no campo de visão e ao alcance dos pés e das mãos.

• quando perceber que tentam rolar, posicionar os objetos um pouco mais distantes.

• se já sustentam a posição sentada, os objetos podem estar ao redor e até mesmo dentro da caixa para que provoque mais descobertas.

Atividades para desenvolver lateralidade

Controle dos pés: os pequenos devem chutar a bolinha de papel com um dos pés. Logo depois, o objeto precisa ser estimulado com o outro pé. É aconselhável que cada estudante faça essa brincadeira para treinar a lateralidade.

Pulando em círculos: a professora precisa desenhar círculos pelo chão. A ideia é disponibilizar menos círculos que o número total de alunos. Todos eles devem participar da brincadeira, que consiste em uma ordem dada pela educadora: pulem para a direita, pulem para a esquerda. Assim, eles podem treinar a lateralidade saltando de um desenho para o outro.

Pulando de um pé só: o objetivo desta brincadeira é estimular o aluno a desenvolver a capacidade do corpo de trabalhar a parte que ele mais tem facilidade de usar na realização de tarefas.

Atividades para trabalhar com coordenação motora fina

Tampinhas/botões/garrafas/
Objetos disponíveis

Antes de começar, deixe as crianças manipularem as tampinhas à vontade. São tantas cores e formas que vale a pena deixá-las matarem a curiosidade primeiro. Passado o impacto da novidade, elas estarão prontas para se concentrar nas atividades propostas.

Coordenação Motora Fina. Risque sobre o papel diferentes formas: retas, círculos, quadrados, caracóis, ziguezagues. Então, peça para seu filho posicionar as tampinhas sobre as formas desenhadas. Esta atividade é excelente para trabalhar a coordenação motora fina. Ao pegar cada tampinha e colocá-la corretamente sobre as formas, ele estará fazendo movimentos que exigem maior precisão e destreza.

Classificação e comparação. Trabalhe com a criança as formas e as cores. Peça para ela separar as tampinhas por cores, colocando cada cor em uma tigela diferente. Em outra ocasião, peça-a para separar por tamanho ou forma. Ajude-a a identificar as formas e tamanhos das tampinhas por cores por meio da comparação.

Contagem. Diante de um monte de tampinhas coloridas, diga à criança para contá-las e depois separá-las por cores.

Atividades para coordenação motora em casa:

Crianças com idade entre 2 a 6 anos estão na fase de desenvolvimento das habilidades motoras, da coordenação e da força, necessárias para realização de diversas atividades, desde as mais simples até as mais complexas, como segurar um copo de vidro ou amarrar um cadarço.