Apresentação

O cotidiano escolar ou fora dele é repleto de desafios e situações que requerem habilidades e inteligência para resolução de conflitos nas relações sociais e pessoais. O V Fórum Intermunicipal da Educação de Guaíra, tem como tema AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM HARMONIA COM A EDUCAÇÃO, trazendo em foco a aprendizagem socioemocional, que é uma parte integral da educação e do desenvolvimento humano. É também o processo pelo qual todos adquirem e aplicam o conhecimento, habilidades e as atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções, conquistar objetivos pessoais e coletivos, sentir e demonstrar empatia pelo outro, bem como estabelecer e manter relacionamentos solidários e tomar decisões responsáveis e carinhosas. Portanto, é imprescindível a abordagem das competências socioemocionais no contexto da educação atual, porque estão relacionadas a quão habilidosas as crianças serão no futuro em diferentes aspectos de suas vidas, como social, emocional, acadêmico e profissional.

Objetivos

Assegurar uma formação integral dos estudantes correlacionando as competências socioemocionais às cognitivas. Estimular todos os profissionais da área da educação a compreender melhor novas ferramentas para o autodesenvolvimento e autoconhecimento a fim de desenvolver a formação integral do estudante com foco no aprendizado curricular e do desenvolvimento emocional. Desenvolver competências como autoconhecimento, autorregulação, autoestima, autonomia e confiança, bem como desenvolver habilidades de relacionamento com o outro, ética, responsabilidade, paciência e consciência social. Estabelecer e atingir objetivos, resolver problemas, gerir emoções e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.

2022
18 e 19 de Julho

JS Eventos - Guaíra (PR)

5
Temas

5
Palestrantes

Palestrantes

Drª Profª Leila Pryjma

Doutora em Educação pela UNESP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, graduada em Letras e Pedagogia, com especialização em Gestão Escolar, Psicopedagogia Escolar, Clínica e Institucional, Coaching Educacional, Terapia Sistêmica da Constelação Familiar e Neurociências. Ampla experiência na área da Educação, com ênfase em Leitura, Produção de Texto e Metodologia da Ação Docente. Atuando principalmente nos seguintes temas: processo de ensino aprendizagem, elaboração de questões para vestibulares e concursos, formação e formação continuada de docentes, correção de redação de vestibular, e identidade do professor do século XXI.Ministrou palestras, cursos, oficinas e aulas de pós- graduação (especialização) com educadores. Pesquisadora de Representações Sociais com base em Moscovici e Abric. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Subjetividade, formação docente e Identidade" IFPR;CNPq, pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" PUC/PR, pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Representações Sociais e Educação" UEL/PR. Autora da obra: Leitura: Representações Sociais de Professores, de artigos publicados nacionalmente e internacionamente e capítulos de livros que envolvem a identidade, a formação docente e o perfil do educador do século XXI. Atualmente, trabalha como docente do Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga.


Psicóloga Joselaine Gabiatti

Formada em Psicologia (Unipar/2005), Mestre em Educação (UNIOESTE), tendo como título da dissertação: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO PERÍODO DE 2010 A 2019; Especialista em Análise do Comportamento e Terapia Analítico Comportamental (Unipar/2008) e Especialista em Educação Especial (Facisa/2011); Funcionária pública concursada na prefeitura do município de Ramilândia/PR, desde o ano de 2007. Há 09 anos atua como psicóloga escolar realizando avaliação psicoeducacional e acompanhamento de alunos com NEES. Atua realizando formações continuada de professores, em parceria com a AMOP sobre assuntos relacionados a Educação Especial e Inclusiva (TEA, Adaptações Curriculares, NEES, TFEs, etc).


Dra Profª Cassiana Magalhães

Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Évora (Portugal, 2017). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2014). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2007). É especialista em Educação Infantil (UEL, 2005). Psicopedagoga Institucional pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR, 2002) e Pedagoga pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2001). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina na área de Educação Infantil e professora do Programa de Pós-Graduação na linha 3: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos escolares. Coordena o GT Pé Vermelho do Fórum de Educação Infantil do Paraná e é membro do Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil). Atua especialmente com temas voltados à aprendizagem e desenvolvimento das crianças de zero a seis anos de idade na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; Docência na Educação Infantil e Implicações da THC para a organização das práticas pedagógicas. 

Profª Gislaine Buraki

Professora do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, atualmente na função de Gerente de Divisão no Setor de Gestão Escolar no acompanhamento e formação continuada de Diretores, Técnica da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Cascavel. É representante da SEMED no Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e no Conselho Municipal de Educação, Coordenadora da Comissão do Fórum Permanente de Educação e da Comissão de Avaliações Periódicas e Monitoramento Contínuo do PME Cascavel. É Professora e Coordenadora Pedagógica do Curso de Graduação de Pedagogia Presencial e EaD do Centro Universitário Univel. Discente Regular do Doutorado em Educação pela UEM (2020-2024). Possui Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação, Política Social e Estado, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2017), Pós-Graduação lato Sensu em Educação Infantil - UNIOESTE (2017), Pós-Graduação lato sensu em Gestão da Educação: Administração, Supervisão e Orientação Escolar - FAG (2015), Pós-Graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal - UEM (2019), Graduada em Pedagogia - FAG (2014) e Curso de Formação de Docentes - Ensino Médio Modalidade Normal (2010). Tem experiência na área de Educação enquanto Professora na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica. Em pesquisas tem atuado principalmente nos seguintes temas: política e avaliação educacional, financiamento da educação, conselhos de políticas públicas, gestão escolar e educação infantil. 


Antônio Carlos Pereira

Graduando em Serviço Social pela Faculdade Educacional UNIP, Pós-Graduado em TERAPIA FAMILIAR pela Faculdade Educacional Unyleya, Bacharel em Teologia, pela Faculdade de Teologia Integrada – FATIN. Atua como conselheiro, consultor e palestrante da Nossa Família Desenvolvimento Humano, atendendo de forma plena e com indiscutível capacitação o fortalecimento de vínculos e o despertamento do protagonismo e responsabilidade pessoal de cada indivíduo. 

Inscrições encerradas

Cronograma