O cotidiano escolar ou fora dele é repleto de desafios e situações que requerem habilidades e inteligência para resolução de conflitos nas relações sociais e pessoais. O V Fórum Intermunicipal da Educação de Guaíra, tem como tema AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS EM HARMONIA COM A EDUCAÇÃO, trazendo em foco a aprendizagem socioemocional, que é uma parte integral da educação e do desenvolvimento humano. É também o processo pelo qual todos adquirem e aplicam o conhecimento, habilidades e as atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções, conquistar objetivos pessoais e coletivos, sentir e demonstrar empatia pelo outro, bem como estabelecer e manter relacionamentos solidários e tomar decisões responsáveis e carinhosas. Portanto, é imprescindível a abordagem das competências socioemocionais no contexto da educação atual, porque estão relacionadas a quão habilidosas as crianças serão no futuro em diferentes aspectos de suas vidas, como social, emocional, acadêmico e profissional.
Assegurar uma formação integral dos estudantes correlacionando as competências socioemocionais às cognitivas. Estimular todos os profissionais da área da educação a compreender melhor novas ferramentas para o autodesenvolvimento e autoconhecimento a fim de desenvolver a formação integral do estudante com foco no aprendizado curricular e do desenvolvimento emocional. Desenvolver competências como autoconhecimento, autorregulação, autoestima, autonomia e confiança, bem como desenvolver habilidades de relacionamento com o outro, ética, responsabilidade, paciência e consciência social. Estabelecer e atingir objetivos, resolver problemas, gerir emoções e enfrentar situações adversas de maneira criativa e construtiva.
Doutora em Educação pela UNESP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina, graduada em Letras e Pedagogia, com especialização em Gestão Escolar, Psicopedagogia Escolar, Clínica e Institucional, Coaching Educacional, Terapia Sistêmica da Constelação Familiar e Neurociências. Ampla experiência na área da Educação, com ênfase em Leitura, Produção de Texto e Metodologia da Ação Docente. Atuando principalmente nos seguintes temas: processo de ensino aprendizagem, elaboração de questões para vestibulares e concursos, formação e formação continuada de docentes, correção de redação de vestibular, e identidade do professor do século XXI.Ministrou palestras, cursos, oficinas e aulas de pós- graduação (especialização) com educadores. Pesquisadora de Representações Sociais com base em Moscovici e Abric. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Subjetividade, formação docente e Identidade" IFPR;CNPq, pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais" PUC/PR, pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Representações Sociais e Educação" UEL/PR. Autora da obra: Leitura: Representações Sociais de Professores, de artigos publicados nacionalmente e internacionamente e capítulos de livros que envolvem a identidade, a formação docente e o perfil do educador do século XXI. Atualmente, trabalha como docente do Instituto Federal do Paraná - Campus Pitanga.
Formada em Psicologia (Unipar/2005), Mestre em Educação (UNIOESTE), tendo como título da dissertação: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS NO PERÍODO DE 2010 A 2019; Especialista em Análise do Comportamento e Terapia Analítico Comportamental (Unipar/2008) e Especialista em Educação Especial (Facisa/2011); Funcionária pública concursada na prefeitura do município de Ramilândia/PR, desde o ano de 2007. Há 09 anos atua como psicóloga escolar realizando avaliação psicoeducacional e acompanhamento de alunos com NEES. Atua realizando formações continuada de professores, em parceria com a AMOP sobre assuntos relacionados a Educação Especial e Inclusiva (TEA, Adaptações Curriculares, NEES, TFEs, etc).
Possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Évora (Portugal, 2017). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP, 2014). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2007). É especialista em Educação Infantil (UEL, 2005). Psicopedagoga Institucional pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR, 2002) e Pedagoga pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP, 2001). Atualmente é professora adjunto do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina na área de Educação Infantil e professora do Programa de Pós-Graduação na linha 3: Aprendizagem e Desenvolvimento Humano em Contextos escolares. Coordena o GT Pé Vermelho do Fórum de Educação Infantil do Paraná e é membro do Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil). Atua especialmente com temas voltados à aprendizagem e desenvolvimento das crianças de zero a seis anos de idade na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural; Docência na Educação Infantil e Implicações da THC para a organização das práticas pedagógicas.
Professora do Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel, atualmente na função de Gerente de Divisão no Setor de Gestão Escolar no acompanhamento e formação continuada de Diretores, Técnica da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Cascavel. É representante da SEMED no Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb e no Conselho Municipal de Educação, Coordenadora da Comissão do Fórum Permanente de Educação e da Comissão de Avaliações Periódicas e Monitoramento Contínuo do PME Cascavel. É Professora e Coordenadora Pedagógica do Curso de Graduação de Pedagogia Presencial e EaD do Centro Universitário Univel. Discente Regular do Doutorado em Educação pela UEM (2020-2024). Possui Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Educação, Política Social e Estado, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2017), Pós-Graduação lato Sensu em Educação Infantil - UNIOESTE (2017), Pós-Graduação lato sensu em Gestão da Educação: Administração, Supervisão e Orientação Escolar - FAG (2015), Pós-Graduação lato sensu em Gestão Pública Municipal - UEM (2019), Graduada em Pedagogia - FAG (2014) e Curso de Formação de Docentes - Ensino Médio Modalidade Normal (2010). Tem experiência na área de Educação enquanto Professora na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica. Em pesquisas tem atuado principalmente nos seguintes temas: política e avaliação educacional, financiamento da educação, conselhos de políticas públicas, gestão escolar e educação infantil.
Graduando em Serviço Social pela Faculdade Educacional UNIP, Pós-Graduado em TERAPIA FAMILIAR pela Faculdade Educacional Unyleya, Bacharel em Teologia, pela Faculdade de Teologia Integrada – FATIN. Atua como conselheiro, consultor e palestrante da Nossa Família Desenvolvimento Humano, atendendo de forma plena e com indiscutível capacitação o fortalecimento de vínculos e o despertamento do protagonismo e responsabilidade pessoal de cada indivíduo.